O que é Branding? Entenda a percepção de valor de marca
top of page

O que é Branding? Entenda a percepção de valor de marca

Atualizado: 11 de dez. de 2023


Hoje, eu quero conversar com você sobre um termo que tem ganhado cada vez mais destaque no mundo dos negócios e do marketing: o branding. Talvez você já tenha visto sobre isso, ou talvez seja a primeira vez que esbarra com esse conceito.


De qualquer forma, eu estou aqui para te guiar nessa jornada de descoberta. Vamos juntos desvendar o que é branding, qual a sua importância e como ele pode transformar a forma como o seu negócio é percebido.


O que é branding?

Branding é o processo de construção e gestão da identidade, reputação e percepção de uma marca no mercado. Ele envolve a criação de elementos distintivos, como nome, design, slogan e identidade, que ajudam a diferenciar a marca de forma consciente e intencional.


⚡️ Quando falamos de branding, estamos falando de ação. Não é algo que você tem, é algo que você faz. É um processo contínuo de construção, desenvolvimento e gestão do valor de uma marca, de uma entidade viva que interage, se comunica e cresce com seu público.

Branding: o que é?

Além disso, o branding também abrange o propósito da marca, os valores que ela representa e a experiência que ela proporciona aos seus clientes. Basicamente é nele que vamos definir a promessa da marca para/com o público.


O objetivo é criar uma conexão emocional com o público, gerar lealdade e aumentar o valor percebido da marca, tudo isso por meio de uma personalidade marcante.


O que é percepção de valor de marca no branding?

A percepção de marca é a maneira como o público vê e entende uma marca. Essa visão influencia as decisões de compra dos consumidores, a lealdade à marca e a reputação geral da empresa no mercado.


É formada por todas as interações e experiências que os consumidores têm com a marca, incluindo:

  • a qualidade e usabilidade dos produtos ou serviços

  • o suporte e atendimento

  • a história que ela conta

  • a presença nas redes sociais

  • os valores e as causas que representa

🧠 A percepção no branding é a memória que fica depois dessas interações.


Por exemplo, a marca da Barbie não é apenas conhecida por suas bonecas, mas também por seu compromisso com o protagonismo e empoderamento feminino e seu posicionamento sempre atual e consistente. Esses valores são uma parte fundamental e contribuem para a sua percepção de valor além do produto.


Como gerenciar o valor de marca?

Envolve monitorar e ajustar continuamente a sua estratégia de branding de forma 360, para garantir que você está entregando a promessa da sua marca e atendendo às expectativas do seu público.


Isso pode envolver tudo, desde a manutenção da consistência da marca em todas as plataformas até a adaptação da sua estratégia de branding ou conteúdo. É importante ficar de olho nas mudanças do mercado e no comportamento do consumidor para saber o momento de mudar ou se adaptar.


Quem é o profissional de branding?

Para mim, o profissional de branding é o famoso "pitaqueiro". Com um olhar estratégico e criativo, ele oferece insights valiosos que podem agregar em cada ação que envolve a marca. Tanto na comunicação interna quanto externa, sempre com foco de fortalecer a percepção de valor.


Além disso, ele é o guardião da marca, garantindo que todas as ações e comunicações da empresa estejam alinhadas com a identidade e reflitam seus valores. Ele é o elo que integra o propósito da marca na cultura da empresa, fazendo com que ele seja vivido e respirado em todos os níveis.


Por fim deixo vocês com esse material com a real sobre branding 🤭

A real sobre branding - meme

Clara Ramos - Branding de propósito

Clara Ramos

Meu nome é Clara Ramos, sou designer há mais de 8 anos e marketeira desde que me conheço por gente, vejo o branding de propósito como uma missão pra mostrar que o design é mais que estética.

Pra mim, o marketing precisa ser mais humano e sustentável, valorizando o propósito e a essência de cada marca. E mostro que isso faz parte da performance! Utilizo o design como ferramenta de comunicação poderosa e o conteúdo como chave pra enriquecer a experiência do usuário.

Assina a news e vamos aprender juntos! 👇



bottom of page