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#4 - Consistência de marca, como ser coerente na prática e Red Bull

Atualizado: 11 de dez. de 2023

Sua pílula quinzenal sobre branding, design e marketing ✨

Branding de propósito - personalidade de marca

Você já parou pra pensar por que algumas marcas são tão reconhecíveis? A resposta pra essa pergunta é simples: consistência de marca. E hoje, vou te mostrar como fazer isso na prática. Bora 👇


NA NEWS DE HOJE

Consistência de marca no branding

⚡️ Como ter uma marca coerente na prática?

💜 Recursos úteis

💡 Case: Red Bull


CONSISTÊNCIA DE MARCA NO BRANDING

A consistência de marca, ah, é uma daquelas coisas que fazem toda a diferença! Mas o que é isso na prática? 🤔


Pense que cada ponto de contato de uma empresa, desde o atendimento até o anúncio de rede social, é uma experiência de marca.


Bom, uma marca consistente tem uma entrega alinhada em toda experiência e interação com o público. Mas não para por aí…


É sobre criar uma identidade única e reconhecível que faça as pessoas lembrarem de você. É sobre criar memórias positivas e atrativas. E indo além, é sobre gerar confiança e evitar quebras de expectativas.


Qualquer coisa menor do que a qualidade esperada pela audiência pode ser um atrito que vai reduzir o valor da marca, tanto no consciente quanto no inconsciente.


⚠️ Por que isso importa? Porque as pessoas querem saber com quem estão lidando. Querem sentir que podem confiar em você.


Quando tudo o que você faz ressoa com o mesmo tom, a mesma vibe, você cria essa confiança.


⚡️ Mas o que pega na prática? Em um estudo de 2021 diz isso tudo pode gerar um impacto de 10% a 20% na receita da empresa.


Mais de 60% das empresas ainda falam que a consistência é um dos fatores principais pra gerar uma conexão sustentável com o público.


Assim como a personalidade de marca, a consistência também tem 4 elementos, afinal ela é um reflexo direto da aplicação e repetição dessa identidade.

Elementos da consistência de marca


4 DICAS PRA TER UMA MARCA COERENTE NA PRÁTICA

Essas dicas valem pra todo mundo, desde você que tá investindo na marca pessoal até pro branding da sua empresa.


Dá uma olhada:


1. Entenda seu propósito: Sabe aquela chama que te move? É isso que você precisa entender e comunicar, seu propósito é a estrela guia da sua marca.


MAS não se perca nesse processo, seja mais pragmático e se precisar peça ajuda às pessoas que te conhecem.

Fica ligado que ainda essa semana vou fazer um post com indicação de livros sobre propósito.


2. Defina a personalidade e identidade: A personalidade da sua marca é como ela se comporta, fala e se relaciona com o mundo.


MAS evite ser muito complexo, keep it simple e walk the talk, sabe? Quanto maior a complexidade, mais complicado fica de manter a consistência.

A última edição dessa news foi sobre personalidade de marca.


3. Tenha um manual da marca: Crie e siga diretrizes claras pra sua empresa, isso inclui tom de voz, valores e aplicações.


MAS mantenha esse guide vivo, evite que seja algo estático, saber o momento de se adaptar é uma estratégia necessário pra se manter relevante.

Fiz esse post com tópicos pra incluir no manual.


4. Apresente à todos os envolvidos: Dê uma aula de marca pra sua equipe, todos precisam estar na mesma página.


MAS não seja conceitual demais nem muito detalhista, mantenha a apresentação simples e inclua algumas instruções de qual o papel de todos nessa constante construção

Fiz esse post mostrando o meu processo.


RED BULL E SEU LIFESTYLE

A Red Bull. Uma marca que transcende o produto e que se tornou sinônimo de energia, aventura e ousadia. Mas como ela conseguiu isso?


Tudo o que a Red Bull faz, ela faz com consistência. Ela mantém sua promessa. Ela mantém sua essência. Ela mantém sua conexão com seu público. E é essa consistência que faz dela uma marca icônica.


Seu propósito é dar asas a pessoas e ideias, e ela vem fazendo isso - as vezes literalmente - desde 1987.


Vamos começar pela latinha, aquela prateada e azul com os touros vermelhos. É mais do que um recipiente, é um símbolo. Símbolo de energia, inspiração e ousadia, uma peça imediatamente reconhecível.


Certeza que você já viu aquelas lata-geladeiras em alguma loja de conveniência pelo país.

Refrigerador da Red Bull
Refrigerador da Red Bull

Seguindo a linha, também precisamos falar dos comerciais. Eles são únicos e muito proprietários.

red bull animação

Os personagens caricatos ganhando asas não são apenas um truque de marketing. Eles são a personificação do propósito e contam a história da marca de uma forma que ninguém mais faz.


Eles materializam a personalidade e a voz da marca de forma muito coerente com todo o resto. É a Red Bull te chamando pra se juntar à aventura.


Essa personalidade é consistente em todas as plataformas. E isso garante que você saiba exatamente quem ela é e o que ela representa.


Eles são ousados e inovadores, e estão em constante movimento. Cada campanha é a Red Bull vivendo sua promessa.


Eles estão presentes em eventos, patrocinam atletas e se envolvem em causas que refletem seus valores. E assim constroem uma comunidade de pessoas que acreditam no que ela acredita. Ela faz você sentir que faz parte de algo maior.


É um exemplo de como uma marca pode se tornar mais do que um produto, por meio de experiências coerentes que ressoam com todo o resto.


A Red Bull não é apenas uma bebida energética. Ela é um ícone. E esse ícone foi construído com coragem, criatividade e, acima de tudo, consistência.


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Até a próxima edição! 💜


Beijos,

Clara Ramos

Clara Ramos - Branding de propósito

Meu nome é Clara Ramos, designer há mais de 8 anos e marketeira desde que me conheço por gente, vejo o branding de propósito como uma missão pra mostrar que o design é mais que estética.

Pra mim, o marketing precisa ser mais humano e sustentável, valorizando o propósito e a essência de cada marca. E mostro que isso faz parte da performance! Utilizo o design como ferramenta de comunicação poderosa e o conteúdo como chave pra enriquecer a experiência do usuário.

Assina a news e vamos aprender juntos! 👇

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