top of page

#3 - Personalidade de marca, 5 dicas práticas e Aff The Hype

Atualizado: 25 de mar.

Sua pílula quinzenal sobre branding, design e marketing ✨

Branding de propósito - personalidade de marca

Você já se perguntou por que algumas marcas parecem mais amigas do que outras? Isso tem tudo a ver com a personalidade de marca. E hoje, vamos explorar esse universo. Bora! 👇


NA NEWS DE HOJE

Personalidade de marca e branding

⚡️ 5 dicas práticas

💜 Recursos úteis

💡 Case: Aff The Hype


PERSONALIDADE DE MARCA E BRANDING

A personalidade de marca é muito mais do que um tom de voz, como muitos acreditam. Ela é um conjunto de elementos que tornam a marca reconhecível.


Afirmar que se reduz a tom de voz é quase como falar que meu jeito de vestir ou minhas tatuagens não dizem nada sobre quem eu sou. Afinal nos diferenciamos com o propósito de nos expressar.


Essa mesma personalidade é o que faz com que a gente se identifique com uma marca, e faz com que a gente sinta que algumas são nossas "amigas" e outras, bem, nem tanto.


Grandes marcas são como amigos: você encontra um número enorme deles todos os dias, mas só lembra dos que ama.” Luc Speisser

Na minha visão, ela é composta por 4 elementos, e cada um desses elementos é importante e tem um papel crucial na construção da percepção.

Elementos da personalidade de marca

Visual

É tudo que é visualmente perceptível. Cores, tipografia, logo, imagens, tudo isso carrega um significado e uma emoção.


Verbal

É o jeito que a marca fala, o tom de voz que ela usa, as palavras que escolhe. É o que faz ela soar como um amigo, um mentor, um líder ou qualquer outra coisa que ela precise ser.


Sensorial

Envolve todos os sentidos e cria uma experiência completa e imersiva. É o cheiro que te lembra da marca, o som de um jingle que te faz cantarolar a música da marca.


Comportamental

É como a marca se comporta, os valores que ela defende, as ações que ela realiza. É o que faz ela ser percebida como confiável, inovadora, sustentável, divertida, e por aí vai.


Cada um desses elementos é super importante e trabalha junto pra criar uma personalidade de marca única e autêntica. E é ela que vai fazer com que a gente se sinta atraído por uma marca, que a gente queira fazer parte da história dela.



5 DICAS PRA DEFINIR A PERSONALIDADE DA SUA MARCA

1. Conheça o seu público:

Antes de mais nada, você precisa saber pra quem tá falando. Quem é o seu público? O que ele gosta? O que ele valoriza? A personalidade da sua marca precisa fazer sentido pra ele.


2. Seja autêntico:

Não adianta tentar ser algo que você não é. As pessoas percebem. A personalidade da sua marca precisa refletir quem você é de verdade, os seus valores, o seu propósito.


3. Consistência é a chave:

Precisa ser consistente em todos os pontos de contato. Isso significa que ela precisa ser coerente no seu site, nas suas redes sociais, no seu atendimento ao cliente, em tudo.


4. Não tenha medo de ser diferente:

Em um mundo cheio de marcas, ser diferente é uma vantagem. Não tenha medo de ousar, de ser único. A personalidade da sua marca é o que vai fazer ela se destacar.


5. Evolua com o tempo:

Deve ser uma estratégia viva e fluida. Ela precisa se adaptar, crescer, se transformar. Não tenha medo de mudar, de experimentar coisas novas.



AFF THE HYPE E A PERSONALIDADE MARCANTE

Se tem uma marca que entende a importância da personalidade no branding, essa marca é a Aff The Hype.

“uma marca autoral que cria produtos ranzinzas para pessoas bem-humoradas (e vice-versa)” Site da Aff the hype

Uma empresa brasileira de papelaria, que tem muito mais a oferecer do que apenas produtos bonitos. Seu lema é "feito à mão com muita má vontade!".

Aff The Hype
Reprodução: Revista da papelaria

Quando você entra em qualquer canal da Aff The Hype, dá pra ver que tudo ali foi pensado pra transmitir a personalidade da marca: divertida, irreverente, descolada, e um pouco debochada - kkk


Mas não para por aí. A marca fala a língua do seu público e não tem medo de se expressar de maneira autêntica.


Eles adoram falar de polêmicas e mostram que tem opinião forte sobre muitas coisas, o que acaba gerando uma grande identificação e conexão com a audiência.


Inclusive se souberem que esse conteúdo pode virar post motivacional no LinkedIn, esquece tudo! 🤭

Aff The Hype playlist
Reprodução: Spotify da Aff The Hype

E eles ainda tem uma personagem, a queridíssima Adênia, que é a cara da marca e ajuda a transmitir a personalidade de uma maneira ainda mais direta e divertida. Mas isso é papo pra outra news….


A linguagem da marca é outro ponto forte, é super acessível, descontraída e cheia de referências da cultura pop.


Você se sente parte de uma conversa, de uma comunidade. E isso, mi amigo, é o poder de uma personalidade de marca bem definida e consistente. 🤌


As características da Aff The Hype são tão marcante que se manifestam em todos os aspectos da marca. Desde o design dos produtos até a linguagem usada nas redes sociais, tudo é coerente e alinhado.


Além de ser tudo muito lindinho, confesso que eu sou lover dessa marca.


E o que a gente pode aprender com esse case?

Que a personalidade de uma marca é muito mais do que uma lista de adjetivos. É sobre como você se expressa, como você se comunica, como você interage com o seu público e como ele interage com você.


A Aff (sim, amigas) é um belo exemplo de como essa estratégia, quando bem estruturada, pode te ajudar a se conectar de maneira mais profunda e autêntica com o público.


E, no final das contas, é isso que faz a diferença.


Quer receber os recursos especiais que eu passo em cada edição da newsletter? Assine para receber no email 👇

Até a próxima edição! 💜


Beijos,

Clara Ramos

Clara Ramos - Branding de propósito

Meu nome é Clara Ramos, designer há mais de 8 anos e marketeira desde que me conheço por gente, vejo o branding de propósito como uma missão pra mostrar que o design é mais que estética.

Pra mim, o marketing precisa ser mais humano e sustentável, valorizando o propósito e a essência de cada marca. E mostro que isso faz parte da performance! Utilizo o design como ferramenta de comunicação poderosa e o conteúdo como chave pra enriquecer a experiência do usuário.

Assina a news e vamos aprender juntos! 👇

329 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page