Sua pílula quinzenal sobre branding, design e marketing ✨
Ei brandlovers, hoje eu trouxe um conteúdo que deu o que falar e foi um pedido super especial do pessoal lá no LinkedIn. Sim, vocês que mandam nessa nave e eu tô aqui pra atender com todo carinho! Então bora pro conteúdo de hoje 👇
NA NEWS DE HOJE
✨ Brand persona
⚡️ 4 dicas pra criar uma brand persona
💜 Recursos úteis
💡 Case: Lu do Magalu
BRAND PERSONA
Antes de mais nada, deixa eu pontuar uma coisa: brand persona não é a mesma coisa que as personas que a gente cria pra entender nosso público, tá!?
Persona de público (ou buyer persona) é um perfil que a gente usa pra entender melhor quem são nossos clientes, o que eles curtem, o que buscam. A gente cria várias delas pra abraçar toda a diversidade da nossa audiência.
Ainda existem as user personas, que são as pessoas que usam de fato o seu produto ou serviço. Afinal, nem sempre quem compra é quem usa, né?!
Agora, brand persona é outra história.
A brand persona é: uma figura que carrega toda a essência da marca, que fala a língua do seu público e que cria uma conexão mais humana e próxima com ele.
⚡️ É a nossa marca ganhando vida. É como se ela virasse um personagem mesmo, com jeito proprietário de falar, estilo, gostos... uma personalidade única, que representa tudo que a marca é e tudo que o público quer.
É como se fosse um amigo que tá sempre lá, pronto pra bater um papo, trazer informações úteis e, claro, oferecer os melhores produtos ou serviços.
Podemos dizer que essa humanização dá certo por que pessoas se conectam com pessoas, e nesse cenário, a empatia e identificação com a marca são pontos muito importantes.
O mais legal aqui é que, através dessa persona, a gente consegue criar uma narrativa envolvente, que gera essa identificação e constrói uma relação de confiança e lealdade com a audiência.
É uma estratégia poderosa pra tornar a marca mais acessível, mais amigável e, claro, mais amada!
Sem falar que dessa forma você ainda pode ter um creator 100% à disposição da sua marca. E podemos ver que a creator economy tá cada vez mais em alta!
Mas ó, não é só jogar um monte de características legais numa panela e esperar que dê certo, viu?
A construção de uma brand persona é um processo que exige estudo, análise e, claro, uma boa dose de criatividade. É preciso entender muito bem quem é a sua marca, quais são os seus valores, o que ela quer transmitir.
📣 Já falei sobre personalidade de marca no meu blog, volta lá pra ver esse assunto em mais detalhes.
Ter uma brand persona não é algo exclusivo pra marcas corporativas, vemos muitas por aí como a Pink da Boca Rosa, o Baianinho das casas Bahia e até mesmo o Dollynho (o maior que temos, como gosto de chamar), nosso querido amiguinho do refrigerante Dolly.
Também pode servir pra pessoas que se consideram como marcas, como foi o caso da Sabrina Sato e sua brand persona, que tava pronta pro metaverso - e acabou flopando, o mundo não tava pronto Sasa, mas guardem essa aí no coração!
4 DICAS PRA CRIAR UMA BRAN PERSONA
1 - Identifique se faz sentido
Você precisa entender se faz sentido pro seu negócio, se essa brand persona ou avatar vai ter aderência na sua audiência e se ela vai ter utilidade, por ex: ser usada em um canal de suporte.
2 - Construa em conjunto com o público
Entenda o comportamento deles e replique de forma única e consistente, lembre-se de gerar a identificação e conexão sem perder o propósito da marca de vista.
3 - Adapte a linguagem e comunicações
Diferentes públicos e diferentes formatos vão exigir diferentes narrativas ou formas de falar, volte pra dica numero 2 e entenda a melhor forma de atingir a sua audiência.
4 - Abrace o caos 🥸
Eventos pontuais podem ser utilizados ao seu favor, afinal pessoas são autenticas e espontâneas, saiba abraçar o caos e entenda como tirar o melhor de cada situação.
LU DO MAGALU E SEU CASE DE INFLUÊNCIA
A personagem foi criada em 2003, numa época em que tudo era mato, o mundo digital ainda estava dando seus primeiros passos.
A Lu chegou chegando, com uma proposta inovadora e totalmente alinhada com o que o Magalu representava. Ela trouxe uma humanização que era inédita até então.
O objetivo de criação da persona, sempre foi melhorar a experiência de compra e tinha como foco o cliente. Podemos dizer que ela seguiu com esse propósito desde então.
Atualmente, o Instagram da empresa é o insta da própria Lu, que é uma das influencers mais seguidas no Brasil com 6,4 M de seguidores. Ela foi eleita ano passado como a maior influenciadora digital do mundo, um título que não é pra qualquer um, né?
Lá no começo a Lu também fazia reviews de produtos do Magalu, esses vídeos iam pro youtube e também pras páginas de produto.
✨ Pega essa visão aqui, geralmente quando estamos considerando comprar um produto, na etapa de pesquisar mais sobre especificações técnicas ou qualidade prática, procuramos reviews no Youtube já com o nome do produto.
A Lu além de encurtar esse caminho pro usuário (deixando o vídeo na página do produto), também se fazia presente na hora na busca direto na plataforma, conseguindo abraçar o leitor e guiar ele pra melhor compra.
Assim, eles foram criando a tal da experiência de compra sensacional e com menor atrito possível.
E não para por aí, viu? A Lu sempre esteve pronta pra inovar e se reinventar.
Lembro de uma ação em específico que rolou enquanto eu trabalhava pro Magalu em 2021. Em uma parceria com a Maybelline, a Lu teve uma modificação em sua sobrancelha, que era altamente criticada pelos internautas.
Ao invés de ignorar as críticas, a Lu e a equipe do Magalu souberam usar isso a seu favor, criando uma ação que gerou milhões de buscas e compras da marca no site do Magazine Luiza.
Ou seja, a influencia da personagem também trás resultado financeiro e não apenas visibilidade de marca. Agora consegui chegar no ponto crítico né?
🤨 Mas o que faz da Lu esse fenômeno do marketing digital?
Primeiro, é a sua capacidade de se conectar com o público de uma forma que vai muito além do virtual. Ela tem uma personalidade que é cativante, que cria uma relação de confiança e proximidade com o público.
Além disso, a Lu soube se adaptar e evoluir com o tempo, acompanhando as tendências e as mudanças do mundo digital. Ela não é estática, ela está sempre em movimento, sempre buscando formas de inovar e de surpreender seu público.
E, claro, não podemos esquecer da estratégia por trás de tudo isso.
A Lu é o resultado de um trabalho de branding que é simplesmente impecável, que soube explorar todas as possibilidades pra criar uma persona que é um verdadeiro ícone.
E por mais que muitos achem, não, ela não é real!
Termino a news de hoje por aqui 🤭
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Até a próxima edição! 💜
Beijos,
Clara Ramos
Meu nome é Clara Ramos, designer há mais de 8 anos e marketeira desde que me conheço por gente, vejo o branding de propósito como uma missão pra mostrar que o design é mais que estética.
Pra mim, o marketing precisa ser mais humano e sustentável, valorizando o propósito e a essência de cada marca. E mostro que isso faz parte da performance! Utilizo o design como ferramenta de comunicação poderosa e o conteúdo como chave pra enriquecer a experiência do usuário.
Assina a news e vamos aprender juntos! 👇
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