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#28 - A relação entre a jornada do cliente, branding e os resultados da empresa, e case Benê

Sua pílula quinzenal sobre branding, design e marketing ✨

Clara Ramos - branding de propósito - jornada do cliente e branding

Ei, brandlover!


O tema de hoje deu o que falar num post que fiz recentemente lá no linkedin, então trouxe pra gente destrinchar melhor sobre.

 

Antes de qualquer coisa: você já aprendeu algo com essa news?


Se sim, deixe seu comentário aqui, é super rápido e vai fazer meu dia!!



NA NEWS DE HOJE

✨ Jornada do cliente e branding

⚡️ Growth loops de marca

💜 Recursos úteis

🔥 Case: Benê



JORNADA DO CLIENTE E BRANDING

Imagine que você quer assinar uma ferramenta de organização, você começa procurando fornecedores e acaba descobrindo algumas opções.

 

Você não tá com pressa, então tem tempo de fazer uns testes gratuitos e começa a considerar duas delas. Mas aí você se decide e converte na marca B.

 

Em certo momento você tem um problema que te impede de usar a ferramenta com todas suas vantagens, aqui começa uma experiência ruim.

 

Mas então, a marca dá uma reviravolta na situação e te oferece uma experiência incrível, além de te munir com materiais e artigos úteis, ou até mesmo um tutorial que te ajuda e evita perda de tempo com suporte.

 

Daí você começa a receber várias dicas de como usar as ferramentas da marca pra resolver problemas específicos, que você se identifica. Isso te ajuda a tirar tudo que pode daquela plataforma e dalí por diante você já tá retido - no bom sentido claro.

 

Você começa então a defender a marca quando escuta alguém falando sobre e até mesmo a indicar pras pessoas. Tipo aquele seu amigo que prega a palavra da Apple e ainda defende a superioridade de seus produtos com tudo que tem, sabe?

Clara Ramos - branding de propósito - jornada do cliente e branding
Fonte: Emplifi 2017

40% dos consumidores recomendam uma marca pra conhecidos após vivenciarem uma experiência autêntica.

 

Esse é o ciclo de crescimento do branding na jornada do cliente. Por que no final das contas, é tudo sobre experiência e memória de marca.

 

Cada etapa é uma oportunidade de fortalecer o branding e a relação com o cliente, desde a descoberta até a defesa.

 

E quando bem-feito, esse ciclo só agrega. Cada ação vai se depositando ali na caixinha da sua marca na cabeça do consumidor.

 

Sabemos que essa jornada não é linear… Os consumidores podem entrar e sair em qualquer ponto do ciclo, mas quando geramos demanda ao invés de apenas capturá-la, cada interação já valeu seu propósito.

 

Entender essas etapas nos ajuda a criar estratégias que acompanham o cliente onde quer que ele esteja em sua jornada individual como cliente.



GROWTH LOOPS DE MARCA

1. Descoberta

Na fase de descoberta, os clientes tomam conhecimento da sua marca. Isso pode acontecer através de diversos canais como redes sociais, boca a boca, publicidade paga e orgânica.

 

✨ Exemplo prático: Use redes sociais pra compartilhar histórias envolventes sobre a marca, cases de sucesso e anúncios bem segmentados pra atingir seu público-alvo.

 

2. Consideração

Na fase de consideração, os clientes estão avaliando suas opções e decidem se vão se envolver mais com a sua marca.

 

✨ Exemplo prático: Crie blogs, vídeos e posts informativos e relevantes que educam e inspiram os clientes sobre como seus produtos ou serviços podem resolver problemas específicos.

 

3. Conversão

Aqui, os clientes decidem fazer uma compra ou tomar uma ação significativa que os converta de prospectos em clientes.

 

✨ Exemplo prático: Use uma landing page alinhada com a marca e com uma chamada pra ação clara, design visual consistente e informações sobre os benefícios do produto.

 

4. Experiência

A fase de experiência envolve a interação direta do cliente com seu produto ou serviço.

 

✨ Exemplo prático: Mantenha um atendimento pós-venda ativo, acompanhando o cliente pra garantir satisfação e resolver problemas rapidamente.

 

5. Retenção

Na fase de retenção, o objetivo é manter os clientes satisfeitos e engajados com a marca.

 

✨ Exemplo prático: Crie um programa de recompensas que ofereça pontos por compras e atividades, e envie newsletters personalizadas com conteúdo relevante.

 

6. Defesa

Clientes satisfeitos e engajados se tornam defensores da marca, promovendo-a para amigos, familiares e redes sociais.

 

✨ Exemplo prático: Realize concursos e campanhas de hashtag onde os clientes possam compartilhar suas histórias e experiências com a marca nas redes sociais, vale até oferecer prêmios pras melhores postagens.

 

7. Referência

Na fase de referência, os clientes recomendam sua marca a novos potenciais clientes, alimentando o ciclo de descoberta.

 

✨ Exemplo prático: Ofereça descontos ou produtos gratuitos pra clientes que indicam amigos que fazem uma compra.



CASE: BENÊ

Em Junho desse ano redesenhei a jornada na Benê, começamos com descoberta, consideração e conversão.

 

Pra quem não conhece, Benê é uma empresa de benefícios corporativos. Nela oferecemos um cartão de benefícios Visa, benefícios seguráveis - pois somos também uma corretora de seguros - e um clube de vantagens.

 

Desde sempre trabalhamos com conversão direta pra SDR, por falta de entendimento da jornada, mas também por escassez de recursos.

 

Só que, identificamos que chegavam muitos leads desqualificados pro time comercial, e rolava pouca nutrição e educação pela jornada.

 

Pegamos essa batalha pra lutar e desbravamos:

  • mapeamos pontos de contato e necessidades

  • mapeamos gargalos de conversão e oposições

  • entendemos a jornada ideal a partir do histórico de insights

 

Depois desenhamos posicionamento pra cada touchpoints, fluxos ideais e a demanda de materiais.

 

Desdobramos tudo em LPs, materiais de vendas, materiais ricos, peças pra campanhas, e-mails, automações e todo esse rolê.

Clara Ramos - branding de propósito - jornada do cliente e branding

Mas tudo isso foi pra falar que em menos de 2 meses conseguimos:

⚡️ educar melhor o lead antes da oferta

⚡️ trazer contatos mais qualificados

⚡️ aumentar o ticket médio

⚡️ trazer maior eficiência pro funil de vendas

⚡️ marca alinhada nos pontos de contato

 

Depois vou abrir esses números em outro post no meu perfil do LinkedIn, então se liga ein!


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Até a próxima edição! 💜


Beijos,

Clara Ramos

Clara Ramos - Branding de propósito

Meu nome é Clara Ramos, sou designer há mais de 8 anos e marketeira desde que me conheço por gente, vejo o branding de propósito como uma missão pra mostrar que o design é mais que estética.

Pra mim, o marketing precisa ser humano e sustentável, valorizando o propósito e a essência de cada marca. E mostro que isso faz parte da performance! Utilizo o design como ferramenta de comunicação poderosa e o conteúdo como chave pra enriquecer a experiência do usuário.

Assina a news e vamos aprender juntos! 🫶




# CONTINUE APRENDENDO

Como eu posso te ajudar na sua jornada no branding?

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