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#22 - Impacto social e o papel das marcas: Como as marcas estão agindo pelo Sul

Sua pílula quinzenal sobre branding, design e marketing ✨

Clara Ramos - Branding de propósito - brand equity

Ei, brandlover!

 

Nesse momento nosso coração tá junto com todos que tão enfrentando essa situação difícil no Rio Grande do Sul 💜

 

Pensei muito em como abordar esse tema, e ao mesmo tempo não queria vir aqui falar de outra coisa.

 

Então pegando carona com a última edição vou falar mais sobre o papel das marcas em momentos urgentes como esse.

 

Mas o melhor dos recados tem que ser…

 

Ajude e lembre-se: isso não é, e não pode ser, sobre a sua marca!



NA NEWS DE HOJE

✨ Impacto social e o papel das marcas

⚡️ O que sua marca pode fazer pela comunidade

💜 Recursos úteis

🔥 Ações de marcas pelo sul



IMPACTO SOCIAL E O PAPEL DAS MARCAS

Quando falamos de impacto social, é muito importante lembrar que cada ação, por menor que seja, contribui pra grandes mudanças.

 

As marcas têm um baita papel nesse processo, e é inspirador ver aquelas que realmente usam de sua visibilidade e potência pra fazer a diferença.

 

Sei que foi pauta pra polêmica esses dias sobre o papel das marcas durante esses momentos, se devem comunicar e se posicionar, ou não.

 

Pra começar preciso falar que sou do time de faça o que quiser, desde que ajude de verdade e não atrapalhe quem quer ajudar.

 

Se não tem nada de útil pra agregar, vale aquele momento de reflexão e até mesmo introspecção - isso vale pras nossas marcas pessoais também.

 

Agora é hora de colocar em prática os valores que defendemos e mostrar que, além de slogans, existem ações reais que transformam vidas.

 

Então é sempre importante agir mais do que falar, claro...

 

⚠️ Sua marca não deve ser protagonista nesse momento!

 

Um outro ponto importante é lembrar que ao pensar em impacto social, não estamos falando apenas de doações ou de campanhas temporárias.

 

Estamos falando de um compromisso contínuo em integrar a responsabilidade social como um elemento de negócio mesmo.

 

Isso significa estar presente não só nos bons momentos, mas especialmente quando o desafio bate à porta.



O QUE A SUA MARCA PODE FAZER PELA COMUNIDADE


Veja como o seu produto/serviço pode contribuir

Pense em como o que você oferece pode ser útil pra comunidade neste momento. Seja adaptando seu produto pra uma necessidade emergencial ou oferecendo serviços gratuitos pra ajudar os mais afetados.

 

Atenção especial aos clientes

Não esqueça de olhar pra dentro da sua base de clientes e identificar aqueles que podem estar passando por dificuldades. Oferecer suporte adaptado às suas necessidades não só ajuda a aliviar o estresse do momento, como também fortalece a relação a longo prazo.

 

Pause campanhas e conteúdos direcionados

Durante crises, é importante evitar sobrecarregar as redes com campanhas de marketing que não se relacionam com a situação. Isso ajuda a garantir que informações essenciais sejam distribuídas sem interrupções.

 

Olhe também pro futuro

Além de responder às necessidades imediatas, é muito importante pensar no longo prazo. Como a sua marca pode ajudar a reconstruir o que foi perdido?

 

Seja transparente

Se falar que vai ajudar, lembre-se de mostrar os resultados, que se comprometem de verdade com a recuperação e melhoria da comunidade.



Como você pode ajudar:

- PIX: Governo do Estado do RS [link]

- PIX: Cozinha Solidária MTST [link]

- DOAÇÕES INTERNACIONAIS: Cufa [link]

- DOAÇÕES DE ITENS:

Pontos de coleta em lojas físicas:

Ou envie com:



AÇÕES DAS MARCAS PELO RIO GRANDE DO SUL

A intenção desse tópico de case de hoje é puramente te inspirar com exemplos de ações reais:

 

Implementou uma ação pra recolher gratuitamente as doações nas casas das pessoas e transportá-las até os pontos de coleta e envio com o 99entrega.

 

Interrompeu a produção de cerveja pra enlatar água potável e enviar diretamente pros locais, já foram doados 560 mil litros de água e planejam produzir 850 mil latas de água por dia.

 

Levou mais de 600 toneladas de donativos arrecadados em seus pontos de coleta, além de movimentar doações via PIX em parceria com a Associação VOAR.

 

Enviou 60 mil barras de proteína e estendeu todos os prazos de pagamento pros parceiros lojistas.

 

Doaram 50 toneladas de alimentos e 5,5 toneladas de ração pro RS, além de abrir uma linha de doações que soma R$1,00 a cada R$1,00 doado pelos clientes.

 

Bonificou os franqueados na reposição de produtos, vai emprestar móveis até a conclusão da recuperação das lojas, prorrogar boletos, dobrar o valor arrecadado em uma vaquinha virtual e reformará a casa de 53 vendedores diretamente impactados.

 

Liberaram o sinal de telefone gratuitamente pra todo o estado por tempo ilimitado.

 

Doou 50 toneladas de leite, além de água potável a hospitais e coletou donativos nas suas unidades.

 

Estão recebendo vários tipos de itens em suas unidades por todo o Brasil, nos primeiros 5 dias entregaram 1.400 toneladas de doações, uma mega operação.

 

Congelou os preços em todas as suas lojas no RS e disponibilizou lojas pra receber doações em parceria com a Ação da Cidadania.

 

Vai doar R$ 1 milhão em medicamentos pro estado e dar baixa nos pagamentos de compras e reposição de 100% das mercadorias de todas as farmácias atingidas, além de reduzir os preços dos produtos.

 

Vai fornecer peças íntimas novas pras comunidades atingidas e está recolhendo doações nas suas lojas.

 

Anunciou um repasse emergencial de R$ 2 milhões pros entregadores do estado, além de antecipar o repasse de todas as vendas para os restaurantes da região e coletar doações pelo app.

 

Todas as 47 lojas servirão como ponto de coleta de doações, ativou prontamente o Fundo Solidário, garantindo assistência alimentar, habitacional e de saúde aos colaboradores.

 

Abriu pontos de coleta de doação em suas lojas por todo o Brasil e já enviou mais de 580 pallets, ainda disponibilizou os funcionários pra atender animais resgatados.

 

Doou vermífugos e mais de 7 toneladas de ração pros locais afetados, além de disponibilizar as lojas como pontos de coleta de doação.

 

Prorrogou os contratos de seguros, e enviou pro local veículos de resgate e socorristas especializados em alagamentos.

 

Lançou a campanha “Você doa e a Shopee paga metade”, onde 100% do valor arrecadado será destinado aos impactados da região Sul por meio do Instituto Vakinha.

 

As cooperativas estão mobilizadas pra apoiar colaboradores, familiares, associados e os locais afetados com arrecadação, doações, postergação de vencimentos e mais ações.

 

Está coletando doações em algumas de suas unidades.

 

12 das maiores agências e studios de design do Brasil liberaram o acesso a 12 conteúdos pra todos que realizarem a doação.

 

Doação de água, além de direcionamento de recursos financeiros e entrega de itens emergenciais, em parceria com a ONG Visão Mundial.

 


Até a próxima edição! 💜


Beijos,

Clara Ramos

Clara Ramos - Branding de propósito

Meu nome é Clara Ramos, sou designer há mais de 8 anos e marketeira desde que me conheço por gente, vejo o branding de propósito como uma missão pra mostrar que o design é mais que estética.

Pra mim, o marketing precisa ser humano e sustentável, valorizando o propósito e a essência de cada marca. E mostro que isso faz parte da performance! Utilizo o design como ferramenta de comunicação poderosa e o conteúdo como chave pra enriquecer a experiência do usuário.

Assina a news e vamos aprender juntos! 🫶




# CONTINUE APRENDENDO

Como eu posso te ajudar na sua jornada no branding?

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