top of page
Foto do escritorClara Ramos

#30 - Branding como motor de market share, como usar marca pra garantir participação no mercado, e case Happy Eggs

Sua pílula quinzenal sobre branding, design e marketing ✨

Clara Ramos - branding de propósito - branded content

Hellou, brandlover!

 

Essa news chegou em sua 30ª edição, quem tá comigo nessa desde o início?! 👋

 

E parece até loucura, mas já somos mais de 2.400 leitores recebendo esse recado.

 

Por isso, a news de hoje é totalmente dedicada à vocês, que fazem ela acontecer!

 

Valeu por tudo pessu 🫶



NA NEWS DE HOJE

✨ Branding como motor de market share

⚡️ Como usar marca para garantir participação no mercado

💜 Recursos úteis

🔥 Case: Happy Eggs



BRANDING COMO MOTOR DE MARKET SHARE

O market share é a fatia que sua marca ocupa no mercado, ou seja, o percentual das vendas que você detém em relação aos concorrentes. Em português chamamos de participação no mercado.

 

Já o branding é a estratégia que você usa pra construir e fortalecer a imagem da sua marca, falamos pouco sobre isso por aqui né rs

 

A relação entre os dois é tão intrínseca que fica até difícil de explicar.

 

Mas o branding é uma estratégia enquanto a participação de mercado é uma constatação.

 

Ou seja, não cabem na mesma caixinha, um é consequência do outro.

 

Por isso, medir o tal do market share é uma ótima métrica pra analisar a eficiência do seu branding.

 

Mas como e por que isso acontece?

 

Um branding bem estruturado cria uma percepção positiva e sólida no mercado, fazendo sua marca ser a primeira escolha dos consumidores.

 

Isso acontece porque consumidores tendem a comprar de marcas que conhecem e confiam.

 

E se toda a experiência for boa, a chance do consumidor repetir e tornar disso um habito de consumo é ainda maior.

 

Afinal quando os consumidores confiam em uma marca, é 59% mais provável que eles consumam seus produtos, e 67% mais chance de serem leais e virarem defensores.

Clara Ramos - branding de propósito - market share

Quando uma marca é bem trabalhada e se diferencia da concorrência, ela consegue fidelizar clientes e crescer de maneira mais consistente, mesmo em mercados saturados.

 

Mas não é só sobre ser lembrado.

 

O branding cria uma conexão emocional com os consumidores, e isso influencia diretamente as decisões de compra.

 

Dados mostram que quando a marca gera uma experiência emocional e positiva, a galera tem 8,4x mais chances de confiar na empresa.

 

Tá tudo interligado, viu??

 

Então, quanto mais forte e consistente for a sua mensagem, maior a sua capacidade de capturar e manter uma boa participação no mercado.

 

Pra fechar, como o branding impacta o market share?

  • Diferencia você da concorrência: em um mercado cheio de opções, sua marca se destaca

  • Aumenta o reconhecimento da marca: você é lembrado na hora da compra

  • Gera confiança: seu público confia no que você oferece

  • Fideliza clientes: quem ama sua marca, volta sempre

 

Então, se você quer ver sua participação de mercado subir, investir em branding pode ser a melhor escolha!



COMO USAR MARCA PARA GARANTIR PARTICIPAÇÃO NO MERCADO

1. Construa uma personalidade única

Ter uma personalidade de marca forte e diferenciada faz sua empresa se destacar. Isso inclui desde o design até o tom de voz e valores da marca. Quando os consumidores reconhecem sua marca, a chance de escolherem seus produtos aumenta.

 

✨ Branding consistente cria reconhecimento imediato e facilita a fidelização.

 

2. Seja consistente em todos os pontos de contato

Sua marca precisa oferecer uma experiência coerente em todos os canais, online e offline. Seja no site, nas redes sociais ou no atendimento ao cliente, a consistência na mensagem e no visual reforça a confiança do público.

 

3. Crie conexões emocionais com o público

Marcas que conectam com os sentimentos dos consumidores criam uma base de clientes mais leal. Use o branding para contar histórias, compartilhar valores e inspirar seu público. Conexões emocionais influenciam diretamente nas decisões de compra.

 

4. Acompanhe e adapte-se às mudanças do mercado

O branding não é algo estático. Monitorar a percepção da marca e ajustar a estratégia conforme novas tendências surgem é necessário pra se manter relevante. Adaptar a comunicação e o posicionamento às mudanças nas preferências do consumidor ajuda a preservar o reconhecimento e a lealdade.



CASE: HAPPY EGGS

A Happy Eggs®, marca da Mantiqueira Brasil, foi lançada em 2021 com um propósito claro: promover o bem-estar animal ao produzir ovos de galinhas criadas livres.

 

Se você já foi no mercado sabe que existem váaarias marcas que vendem ovo. E indo além: se eu te pedir pra mencionar 1 delas, talvez você nem consiga 😅

 

Então, em parceria com a agencia Ana Couto eles trabalharam um rebranding que prometia levar a marca de commodity à desejada no mercado.

 

Com uma abordagem leve e divertida, a marca conseguiu transformar uma categoria tradicional e pouco associada a grandes campanhas em um exemplo de como o branding pode potencializar o market share.

Clara Ramos - branding de propósito - market share
Reprodução: Site da agência Ana Couto

O grande ponto de virada mesmo foi a campanha que fizeram esse ano.

 

Adotaram o slogan “Galinhas livres. É maravilhovo.” que capturou a essência da marca, trazendo humor e leveza, o que ressoou muito bem com o público.

 

E apostaram em uma abordagem multicanais, como TV, digital, redes sociais e até ações com influenciadores.

 

Investiram um total de R$ 30 milhões, coisa jamais visto no setor. Mas em menos de 3 meses já registravam 30% de crescimento no volume de vendas.

 

Só que esse reposicionamento não foi só sobre aumentar o volume de vendas, mas também sobre garantir uma maior participação de mercado.

 

Segundo a Mantiqueira, 62% dos consumidores já reconhecem a importância de comprar ovos de galinhas criadas livres, e 82% acreditam que esses ovos são de melhor qualidade.

 

Isso mostra como a estratégia de branding fez com que a marca se tornasse top of mind no segmento, ampliando sua penetração e ganhando relevância entre esses consumidores.

 

Esse case mostra o quanto o branding pode fazer diferença não só na percepção do consumidor, mas também no aumento real de market share!

 

E bom, o pessoal da Ana Couto nunca erra né? 🤷‍♀️


______


Quer receber os recursos especiais que eu passo em cada edição da newsletter? Assine pra receber no email 👇


Até a próxima edição! 💜


Beijos,

Clara Ramos

Clara Ramos - Branding de propósito

Meu nome é Clara Ramos, sou designer há mais de 8 anos e marketeira desde que me conheço por gente, vejo o branding de propósito como uma missão pra mostrar que o design é mais que estética.

Pra mim, o marketing precisa ser humano e sustentável, valorizando o propósito e a essência de cada marca. E mostro que isso faz parte da performance! Utilizo o design como ferramenta de comunicação poderosa e o conteúdo como chave pra enriquecer a experiência do usuário.

Assina a news e vamos aprender juntos! 🫶




# CONTINUE APRENDENDO

Como eu posso te ajudar na sua jornada no branding?

56 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page